sexta-feira, 22 de abril de 2011

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Matriz tem 23 metros de frente, 36 de fundos e 25 de altura, no seu ponto mais alto. É uma obra toda em pedra de cantaria, sendo que as pedras das paredes têm 1,60 m de espessura. Foi inaugurada depois de 18 anos de trabalhos demorados, e sofreu sua primeira reforma em 1874. Em 16 de outubro de 1893, a Câmara Municipal de Valença concedeu 1.000$000 para o término das obras (ornamentação dos altares e construção do púlpito).

Internamente, o templo dispõe, atualmente, de espaçosa Nave Central, mais o amplo Presbitério com um lindo Altar-Mor e mais 4 altares laterais construídos com a participação dos fiéis que os dedicavam à veneração dos seus santos de devoção.

Do lado direito do Prestibério, fica a Capela do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, e que hoje abriga o Museu Sacro da Paróquia. Do lado esquerdo, fica a Capela do Santíssimo Sacramento, e que também é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

Ao entrar na Igreja, podemos ver, à esquerda, uma primitiva pia batismal, toda em mármore de Carrara, e à direita, a escadaria que dá acesso ao coro e aos sinos.
Texto a partir da Pesquisa de Victor Emmanuel Couto e Helvécio José Marques,
publicado em junho de 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário